segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Eleição ou Leilão?


Estou cansada. No Brasil não existe democracia. Toda eleição é a mesma compra e venda de voto, de todos os lados. E o próprio povo evita fugir disso. Quem ganha, comprou mais. Simples assim. 
Até quando vai permanecer este ciclo vicioso e danoso? Não sei quem temo mais, se é o predador que compra o voto ou a caça que se deixa comprar. 
Também não se pode dizer que é devido a desigualdade social, que acontece a compra e venda de voto. Acho que o 'buraco' é mais embaixo. O problema é a falta de caráter mesmo.
Em todas as classes sociais acontece a venda de votos. A diferença é que o mais pobre vende por uma pequena construção na sua casa e o mais rico vende o voto em troca de uma parceria na sua empresa ou uma colocação bem remunerada para seu filho na Assembléia Legislativa.
Não sei se estou ficando velha ou se é simplesmente canseira. O fato é que já estou deixando de acreditar no potencial do voto e da eleição dita democrática. Estou quase concordando com pessoas que sempre critiquei, estou quase me rendendo ao comodismo de achar que este país não tem jeito. 
É triste, é lamentável, mas contra fatos não se tem argumentos. E o que vemos são fatos que comprovam a falta de compromisso da classe política com o povo; e a falta de interesse do povo em mudar este quadro. Aff. Estou cansada, quase exausta. Talvez na próxima eleição eu me dê ao luxo de simplesmente justificar o voto, passar o dia me divertindo, sem filas, sem stress, sem interesse numa mudança utópica.


Anna Jailma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário