terça-feira, 17 de maio de 2011

Eu desafio minha vontade de consumir...

Depois de fazer e refazer cálculos de gastos mensais, de perceber que algumas roupas estão encalhadas no guarda-roupa, sem uso; que as adoradas bijouterias têm 'prazo de validade' resolvi lançar um desafio à mim mesma: não vou comprar nada que alimente minha vaidade pessoal, até janeiro de 2010.
Minha vontade de seguir e enfrentar este desafio foi reforçado por uma palestra que assisti no IFRN. A palestra foi sobre meio-ambiente, consumo desenfreado, etc. Um vídeo "A História das Coisas" foi apresentado e foi provado por A + B o quanto somos levados - como numa enxurrada - pelos comerciais e outros apelos do mundo capitalista; que nos induz a consumir, consumir...E a gente segue achando que é preciso "consumir para ser bonita", "consumir para ser respeitada", "consumir para impressionar", "consumir para melhorar a auto-estima", "consumir para ser feliz..." É um absurdo, mas, é verdade! Acreditamos mesmo nisso, como robôs bem controlados pelas ideias consumistas do mundo capitalista. E quais são os resultados? Digo já: o meio-ambiente em guerra com a humanidade, transformando nossas agressões em tsunamis, terremotos, falta d'água potável, etc. Além disso, temos uma humanidade frustrada, que busca a felicidade em roupas, calçados e outros acessórios da beleza, mas sente-se infeliz, vazia, escrava da depressão e outras mazelas da alma.
Meu desafio de não comprar até janeiro do próximo ano, parece fácil; mas, não é. Vou passar duas grandes festas da minha região - São João em São João e Festa de Sant'Ana em Caicó - sem comprar nadica de nada em benefício da minha vaidade. E depois destas festas vêm as festas de fim de ano - Natal e Reveillon - também sem comprar nada. O desafio está lançado e vou colocar aqui as tentações deste período, as vezes que sobrevivi e as que...escorreguei!
Vamos lá! Fica o vídeo para vocês entrarem no clima:


Anna Jailma

Nenhum comentário:

Postar um comentário