sexta-feira, 17 de abril de 2009

A lista de amigos, como vai a sua?

"Faça uma lista de grandes amigos/Quem você mais via há dez anos atrás/Quantos você ainda vê todo dia/Quantos você já não encontra mais..."
(música A Lista - de Oswaldo Montenegro)
Acho que foi porque ouvi a música A Lista, de Oswaldo Montenegro, que me deu veneta de falar sobre amizade. Há quem diga que amizade supera o amor mas eu discordo; até porque se na amizade não existir o amor fraternal, tudo não vai passar de um mero coleguismo, amizade passageira.
Já percebeu quanto mudamos de grupos de amigos durante os ciclos da vida? Na infância construímos as primeiras amizades, geralmente na escola e no círculo familiar. São momentos que marcam para sempre e os amigos da infância, independente de permanecerem perto ou não, sempre vão ser lembrados.
Eu sempre vou lembrar das brincadeiras com bonecas de pano, dos passeios no sítio, das traquinagens nos primeiros anos de escola.
Depois na adolescência, novos amigos surgem. Algumas amizades oriundas da escola, outras poucas que permaneceram da infância e outras de encontros informais em festas ou baladas.
Na adolescência os grupos ou ‘tribos’ se formam e uma amizade puxa a outra. Geralmente é um processo de identificação. Você torna-se amigo de pessoas que imagina ter tudo a ver com você...E na juventude, parte destas amizades permanecem ou a gente imagina que deveriam permanecer, afinal, tinham “tudo a ver com você”.
Mas, novamente o ciclo da vida muda. Somos metamorfose ambulante, como disse Raul Seixas.
Na juventude vem a faculdade, o trabalho, e a cabeça muda, os sonhos são outros, os ideais ganham outros rumos e novos amigos são formados...e o ciclo continua, as mudanças também.
De tudo fica a lição que somente os amigos que persistem, são os verdadeiros. Amigo que é amigo fica feliz com as conquistas do outro e não cria picuinhas, não sente ciúmes de novas amizades e muito menos de novas realizações na vida do outro. Se isso existe, é muito mais um sentimento de posse ou de competição, do que amizade fraternal; amizade verdadeira.
Entre amigos não existe disputa, existe companheirismo. Não existe inveja, existe compartilhamento.
Tenho medo dos amigos que só aparecem quando estamos na pior, assim como tenho muito medo daqueles que só aparecem nos bons momentos da nossa vida.
Amigo que é amigo compartilha da nossa vida nos bons e ruins momentos. Esses sim, continuam sempre na lista como diz Oswaldo Montenegro e no ‘lado esquerdo do peito’, como diz Milton Nascimento.




Anna Jailma

3 comentários:

  1. Muito bom lugar! Se me der veneta vou estar por aqui sempre! abraço

    ResponderExcluir
  2. Jailma,
    vim ver sua segunda casa e deixar um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada amigos. Vocês são sempre muito bem-vindos em todas as casas que eu tiver na vida.
    Sintam-se abraçados.

    ResponderExcluir