quinta-feira, 9 de outubro de 2014

E se o grito fosse..."maçã"?







A moça que chamou o goleiro de macaco- Patrícia Moreira - afirmou que "chamou por impulso", " foi com a galera", disse até que "não foi uma provocação " racista".
 
Será que se uma turma tivesse gritado MAÇÃ, ela teria repetido como fez quando gritou macaco, mesmo sem entender o sentido da palavra "maçã" naquele momento??? Ora, ela disse "macaco" porque a palavra teve um significado pra ela e quis ofender o goleiro, referindo-se a raça negra de forma pejorativa.
 
O racismo e o preconceito estão intrínsecos na mente de muitos. Tem gente q se diz sem preconceito com os negros, até que sua filha namora um negro ou sua irmã branca apresenta o namorado negro pra família...ou até que simplesmente se aborreça com uma pessoa negra por um motivo banal. A primeira forma de revidar já vem com uma palavra que remete a crítica destrutiva aos negros.

E quando um homem negro, casado com uma branca, tem uma filha branca? Há logo várias insinuações de que não possa ser o pai. 

E quando a mãe é negra e o pai branco, por várias vezes a mãe virá a ser interrogada se realmente é a mãe legítima daquela criança branca ou se haveria ocorrido adoção. 
 
O Brasil é puramente mestiço e ainda existe esta mazela do racismo intrínseca até entre os chamados "pardos". Imagine se fosse um país europeu...certamente teríamos muitos "Hitler's".

Se conheça, saiba enxergar pelo menos os preconceitos que carrega...e tente mudar para melhor.  

Anna Jailma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário